COMO PARTICIPAR DE NOSSOS EVENTOS?

🤩 O QUE É O AVENTURANDOMG?

O aventurandomg é um grupo sem fins lucrativos onde realizamos eventos de trilha (hiking/trekking/caminhadas) na natureza, camping e viagens. Estamos presentes há 6 anos no mundo do Ecoturismo, com 194 eventos já realizados e mais de 7.000 participações.

👣 COMO FICO SABENDO DOS EVENTOS?

É simples! Basta seguir nossas redes sociais no Instagram, Facebook e WhatsApp, pois é o canal oficial onde divulgamos os eventos.

📝 COMO SE INSCREVER?

Assim que divulgarmos um evento em nossas redes sociais, disponibilizamos na divulgação o link para inscrições através do Google Forms de forma gratuita.

♻️ COMO FUNCIONA LOGÍSTICA?

Após realizada a inscrição do participante, criamos um grupo temporário no whatsapp com os inscritos e organizamos a logística de transporte através da carona solidária onde, é dividido o valor do combustível entre os participantes para ficar em conta para ambos lados 🙂

📍 NÃO TENHO EXPERIÊNCIA, É MINHA PRIMEIRA VEZ, VOU SOZINHO(A)

Não se preocupe, disponibilizamos materiais instrutivos de como se preparar para trilha, acampamento, o que levar, qual comida levar, e você faz bons amigos no evento, pode ter certeza! 🙂

💸 Paga para participar?

Não, Conduzimos os eventos de trilhas e cachoeiras 100% gratuitos. Você levará seu próprio lanche e poderá ir por veículo próprio ou ratear o combustível com quem tem carro.

Espero que tenha gostado e estaremos de braços abertos para recebê-lo(a).

E-mail: Clique aqui
Facebook: Clique aqui
Instagram: Clique aqui 
WhatsApp +55 (31) 99255.1703

Tipos de calçados para Trekking

NOSSO INSTAGRAM
Siga o Instagram @aventurandomg, participe e acompanhe vários lugares que visitamos! Te espero lá! 🙂

INTRODUÇÃO

Antes de tudo, não se desespere em adquirir um calçado específico para atividades de Trekking, pois vale muito a pena realizar muita pesquisa e o principal, calça-lo na loja para ficar confortável em seu pé.

VOCÊ SABIA?

O intuito deste conteúdo é mostrar para você conceitos básicos sobre calçados para trekking antes mesmo de recomendarmos algo. Vamos lá?

Cano baixo, alto, impermeável ou não, para qual tipo de terreno? Condições climáticas? Distância da caminhada? Nível de dificuldade?

Estes são pontos principais que você deve levar em consideração ao escolher um calçado. Vamos por partes:

Bota de cano baixo

São semelhantes à tênis, menos resistente e aguentam mais que tênis convencional. A vantagem é seu conforto e menor peso.

Bota de cano alto

Botas de cano alto tem a função de diminuir um pouco o impacto caso venha a sofrer uma torção, são mais robustas, aguentam mais impacto. A desvantagem é que são maiores e mais pesadas.

Tênis

Há tênis específicos para atividades de montanha como corrida de montanha Trail Run que também pode ser uma boa pedida para quem não se adapta com uma bota.

O que é bota/tênis “impermeável”?

Muitas pessoas acham que um calçado impermeável não entra água mas está enganado. O calçado tem a função de não deixar que a água de chuva por exemplo penetre dentro do calçado, mas se você enfiar o pé dentro d’água, é claro que vai molhar por dentro! rsrs

A vantagem de um calçado impermeável é para períodos chuvosos e ajuda a não deixar seu pé molhado podendo até ocasionar Bolhas nos Pés.

Agora que você já sabe a função básica de botas e tênis para trekking, vamos ao que interessa. Mas antes disso…

NÃO SE ESQUEÇA

Não iremos recomendar marcas, modelos para você sabe por quê? Porque o modelo mais bonitinho e mais utilizado pode ser que não fique confortável em seus pés. Vá de preferência em uma loja, peça para experimentar vários modelos e veja qual se adapta melhor para você.

Seus pés incham ao andar, portanto é importante comprar uma numeração maior, e também não esquecer de amacia-ló antes da trilha, utilizando ele 1 semana antes no dia a dia.

MAS ONDE ENCONTRO ESTE TIPO DE CALÇADO?

Em lojas de calçados comuns, lojas de artigos esportivos, lojas de pesca.

IMPORTANTE

O barato pode sair caro! A única recomendação que passamos, é para não comprar bota/tênis paralelo (réplica) e também muito barato. Você irá achar bota de trekking de boa qualidade à partir de R$ 160,00 em diante.

Muitas pessoas irão te recomendar uma bota ou tênis X, Y, Z, mas lembre-se que isso vai de pessoa para pessoa, gosto para gosto, pé para pé, bolso para bolso, afinal, você tem que pensar que é a saúde dos seus pés.

Não vai querer usar um calçado inadequado e ficar com aquela dorzinha para sempre nos pés? Lembre-se, um bom calçado ajuda na qualidade de impacto do seu peso no dia a dia quando usa.

RECOMENDAMOS

Recomendamos que leiam este conteúdo sobre Bolhas nos Pés, clicando aqui.

CONCLUSÃO

Chegamos ao fim deste conteúdo, e não recomendamos marcas de calçados para você, mas tenho a certeza que estas referências que passamos abriu ainda mais sua mente para escolha de um calçado 😉

E-mail: Clique aqui
Facebook: Clique aqui
Instagram: Clique aqui 
WhatsApp +55 (31) 99255.1703

Saco de Dormir para Camping

NOSSO INSTAGRAM
Siga o Instagram @aventurandomg, participe e acompanhe vários lugares que visitamos! Te espero lá! 🙂

INTRODUÇÃO

Quando você pensa em acampar a primeira vez, você acredita que tenha que levar somente a barraca e pronto, mas não, há outros itens essenciais para compor sua pernoite. Vamos falar exclusivamente neste post sobre Saco de Dormir para você entender sua importância e escolher este tipo de equipamento de aventura, que não é muito simples de escolher.

Você pesquisa na internet e não acha algo relevante e fica mais perdido ainda, então vamos te mostrar o passo a passo para conhecer este item essencial.

Antes de comprar, é sempre bom pensar onde você pretende usar seu equipamento. Em camping estruturado? Camping selvagem? Vai acampar perto do carro? Vai colocar na mochila e andar bastante com mais peso? Você tem costume de acampar mais em altas temperaturas. meio termo baixas temperaturas?

Sempre digo que é interessante você ter 3 modelos de saco de dormir: 1 para temperaturas muito frias, outro nem tão fria nem tão quente e outro para temperaturas quentes, pois você irá utilizá-lo de acordo com as estações do ano, região ou necessidade.

Como funciona um saco de dormir?

A todo momento nosso corpo está em temperaturas pouco elevadas e a função do saco de dormir é reter este calor para te aquecer durante sua noite de sono. O saco de dormir tem a função de reter/isolar o calor que seu corpo produz.

O que tenho que saber antes de comprar um saco de dormir?

Classificação da temperatura

Sempre escolha um saco de dormir um pouco abaixo das temperaturas dos lugares que temos costume de acampar, por exemplo, se a temperatura está em 17 graus, escolha um saco de dormir até 12 graus.

Formato

O formato ideal para saco de dormir para atividades de ecoturismo é o sarcófago, mas há outros modelos convencionais.

Peso do saco de dormir

Quanto mais conforto ou temperaturas baixas do saco de dormir, maior é seu peso. Não vá levar um saco de dormir com temperaturas baixas para um local de muito calor, pois você estará carregando peso desnecessário.

Isolamento

Recomendamos sacos de dormir de fibra sintética ou plumas. Os sacos de fibra sintética são os mais acessíveis quanto a preço, porém geram muito volume. Mas se você prefere equipamentos mais leves e compactos, recomendamos de plumas, porém mais caros.

RECOMENDAÇÕES

Não aprofundamos muito neste conteúdo, é mais para você ter uma noção e não ficar perdido na hora de escolher seu saco de dormir, mas lembre-se de alguns detalhes como o ziper, sendo fácil manuseio, de preferência que abra dos dois lados.

Tipo de tecido interno e externo pois o corpo transpira durante a noite de sono e o vapor precisa sair de alguma forma para você não acordar com o saco de dormir úmido.

E o principal, como dizemos no início do post, “onde você pretende usar seu saco de dormir”, é o ponto mais importante para definir qual tipo e modelo você irá comprar.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através dos canais abaixo que teremos o prazer de orientá-lo(a)!

E-mail: Clique aqui
Facebook: Clique aqui
Instagram: Clique aqui 
WhatsApp +55 (31) 99255.1703

Diferença de Cabeça D’água e Tromba D’água

NOSSO INSTAGRAM
Siga o Instagram @aventurandomg, participe e acompanhe vários lugares que visitamos! Te espero lá! 🙂

INTRODUÇÃO

Todas as pessoas que buscam realizar atividades na natureza devem estar atentas à fenômenos naturais, e não há nada melhor do que se informar como proceder em determinadas situações. Neste Blog post falaremos o que é tromba d’água e cabeça d’água e você entenderá de uma vez por todas a diferença entre elas, pois é duvida de muitas pessoas.

O que é Cabeça D´água?

Cabeça D’água ou Cabeça de água é o aumento repentino e rápido do nível de um rio correte ou cheio, devido às chuvas nas cabeceiras ou em territórios mais alto em seu percurso.

No Brasil, este fenômeno acontece em épocas de chuva de Outubro à Fevereiro, onde deve-se ter atenção nas áreas remotas em trilhas e Cachoeiras. Não necessariamente precisa chover onde estão as pessoas em uma cachoeira, mas sim nas áreas acima.

Como identificar uma Cabeça D’água?

Quando houver mudança de intensidade da correnteza da água, agitação, coloração e também folhas e galhos em um maior volume. Uma trovoada ou trovão que se escute pode ser também um sinal indicativo de que tem chuva próxima, até a presença de nuvens escuras na região e mudança do vento.

O que é Tromba D’água?

A tromba d’água é um fenômeno que está associado a vento forte em rotação sobre a água, é semelhante a um tornado e ocorre em mar e rios.

Dificilmente uma tromba d’água ocorrerá em cachoeiras.

Como identificar uma Tromba D’água?

Normalmente em rios e mares quando houver ventos fortes principalmente em rotação.

Vocês entenderam a diferença de cabeça d’água e tromba d’água?

Muitas pessoas acham que estes fenômenos é a mesma coisa mas não é, são bem diferentes. Agora que você já sabe, saberá dizer a forma correta.

CONCLUSÃO

Esperamos que este conteúdo tenha sido esclarecedor para você e não se esqueça de ter muito cuidado ao visitar o mar, rios e cachoeiras.

GUIA LOCAL

Se vocês procuram guia local para conduzi-los em algum lugar, ou hospedagem, clique aqui e fale conosco que iremos indicar o que você procura de acordo com suas condições e expectativas!

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através dos canais abaixo que teremos o prazer de orientá-lo(a)!

E-mail: Clique aqui
Facebook: Clique aqui
Instagram: Clique aqui 
WhatsApp +55 (31) 99255.1703

Cachoeira do Filó – São João Batista do Glória / Capitólio

NOSSO INSTAGRAM
Siga o Instagram @aventurandomg, participe e acompanhe vários lugares que visitamos! Te espero lá! 🙂

INTRODUÇÃO

A cachoeira do Filó, esta localizada no município de São João Batista do Glória, que faz limite com os municípios de São José da Barra e Capitólio. Aos pés da Serra da Canastra, possui uma piscina natural muito ampla seguida de lindas quedas. A Cachoeira do Filó agrada especialmente crianças e famílias.

COMO CHEGAR?

Se você vem sentido Belo Horizonte X Capitólio, logo após a placa “Furnas”, ha 400 metros ao lado direito da rodovia você verá um amplo espaço de acostamento, onde localiza-se a entrada da cachoeira. Se você vem no sentido contrário, assim que cruzar a placa do Rio Quebra Anzol, fique atento pois a poucos metros à sua esquerda é localizada a entrada.

Seu acesso apesar de curto, aproximadamente 150 metros de caminhada, não são dos mais fáceis. É uma descida de solo irregular que torna-se difícil para crianças e pessoas da melhor idade, tenha muito cuidado ao descer.

INFORMAÇÕES SOBRE A CACHOEIRA

A Cachoeira do Filó possui um poço raso nas beiradas de entrada, porém ao seu meio, pode-se chegar até 30 metros de profundidade sua parte mais funda. É importante atentar-se sempre, pois nesta cachoeira possui uma espécie de redemoinho imperceptível aos nossos olhos, na parte mais funda à sua direita, onde, ao mergulhar-se cerca de 2 metros e meio abaixo, é impossível retornar a superfície, pois você pode ser sugado por um buraco e sair em outra localidade distante da cachoeira do filó. Fique muito atento.

Ir em Capitólio e não dar uma passada na Cachoeira do Filó é a mesma coisa de não ter ido na região, pois é um dos principais atrativos onde os turistas se encantam com a Cachoeira.

A Cachoeira do Filó possui muitas pedras no seu fundo, tornando assim a água em tons mais claros em sua parte rasa. É possível ir abaixo de sua queda tanto pela água quanto por uma trilha do seu lado esquerdo mas fique atento(a) pois as pedras em baixo da queda são escorregadias, mantenha-se se possível sentado para passagem.

A entrada é gratuita ou paga?

Atualmente a entrada é paga, uma taxa de R$ 10,00 por pessoa, na Cachoeira possui boias e salva vidas.

Qual melhor horário do dia para visitá-la?

É uma boa pedida após 10h onde o sol estará exposto em toda sua área tornando mais prazeroso seu passeio.

É possível acessar a parte de cima da cachoeira, tanto próximo a queda quanto distante para lindas fotografias. Acima da queda há um poço para banho.

Segurança em primeiro lugar!

Se você não sabe nadar, indicamos um colete salva vidas para desfrutar deste grande poço de águas claras. Não se esqueça sempre de andar com seu kit de primeiros socorros de uso pessoal 😉

Épocas mais perigosas para visitação

Em épocas de chuva, Outubro/Novembro/Dezembro, evite visitar o local caso esteja propício a chuva, pois a cabeça d’água pode vir de repente e não é tão simples sair rápido dali.

GUIA LOCAL

Se vocês procuram guia local para conduzi-los em todos estes lugares, passeio de lancha, ou hospedagem, clique aqui e fale conosco que iremos indicar o que você procura de acordo com suas condições e expectativas!

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Em caso de dúvidas de como chegar, entre em contato conosco através dos canais abaixo que teremos o prazer de orientá-lo(a)!

E-mail: Clique aqui
Facebook: Clique aqui
Instagram: Clique aqui 
WhatsApp +55 (31) 99255.1703

%d blogueiros gostam disto: