Cachoeira do Filó – São João Batista do Glória / Capitólio

NOSSO INSTAGRAM
Siga o Instagram @aventurandomg, participe e acompanhe vários lugares que visitamos! Te espero lá! 🙂

INTRODUÇÃO

A cachoeira do Filó, esta localizada no município de São João Batista do Glória, que faz limite com os municípios de São José da Barra e Capitólio. Aos pés da Serra da Canastra, possui uma piscina natural muito ampla seguida de lindas quedas. A Cachoeira do Filó agrada especialmente crianças e famílias.

COMO CHEGAR?

Se você vem sentido Belo Horizonte X Capitólio, logo após a placa “Furnas”, ha 400 metros ao lado direito da rodovia você verá um amplo espaço de acostamento, onde localiza-se a entrada da cachoeira. Se você vem no sentido contrário, assim que cruzar a placa do Rio Quebra Anzol, fique atento pois a poucos metros à sua esquerda é localizada a entrada.

Seu acesso apesar de curto, aproximadamente 150 metros de caminhada, não são dos mais fáceis. É uma descida de solo irregular que torna-se difícil para crianças e pessoas da melhor idade, tenha muito cuidado ao descer.

INFORMAÇÕES SOBRE A CACHOEIRA

A Cachoeira do Filó possui um poço raso nas beiradas de entrada, porém ao seu meio, pode-se chegar até 30 metros de profundidade sua parte mais funda. É importante atentar-se sempre, pois nesta cachoeira possui uma espécie de redemoinho imperceptível aos nossos olhos, na parte mais funda à sua direita, onde, ao mergulhar-se cerca de 2 metros e meio abaixo, é impossível retornar a superfície, pois você pode ser sugado por um buraco e sair em outra localidade distante da cachoeira do filó. Fique muito atento.

Ir em Capitólio e não dar uma passada na Cachoeira do Filó é a mesma coisa de não ter ido na região, pois é um dos principais atrativos onde os turistas se encantam com a Cachoeira.

A Cachoeira do Filó possui muitas pedras no seu fundo, tornando assim a água em tons mais claros em sua parte rasa. É possível ir abaixo de sua queda tanto pela água quanto por uma trilha do seu lado esquerdo mas fique atento(a) pois as pedras em baixo da queda são escorregadias, mantenha-se se possível sentado para passagem.

A entrada é gratuita ou paga?

Atualmente a entrada é paga, uma taxa de R$ 10,00 por pessoa, na Cachoeira possui boias e salva vidas.

Qual melhor horário do dia para visitá-la?

É uma boa pedida após 10h onde o sol estará exposto em toda sua área tornando mais prazeroso seu passeio.

É possível acessar a parte de cima da cachoeira, tanto próximo a queda quanto distante para lindas fotografias. Acima da queda há um poço para banho.

Segurança em primeiro lugar!

Se você não sabe nadar, indicamos um colete salva vidas para desfrutar deste grande poço de águas claras. Não se esqueça sempre de andar com seu kit de primeiros socorros de uso pessoal 😉

Épocas mais perigosas para visitação

Em épocas de chuva, Outubro/Novembro/Dezembro, evite visitar o local caso esteja propício a chuva, pois a cabeça d’água pode vir de repente e não é tão simples sair rápido dali.

GUIA LOCAL

Se vocês procuram guia local para conduzi-los em todos estes lugares, passeio de lancha, ou hospedagem, clique aqui e fale conosco que iremos indicar o que você procura de acordo com suas condições e expectativas!

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Em caso de dúvidas de como chegar, entre em contato conosco através dos canais abaixo que teremos o prazer de orientá-lo(a)!

E-mail: Clique aqui
Facebook: Clique aqui
Instagram: Clique aqui 
WhatsApp +55 (31) 99255.1703

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: