Cachoeira do Chapadão – Santo Hilário – MG

Introdução

A cachoeira do chapadão está localizada no distrito de Santo Hilário próximo a cidade de Pimenta-MG, ha 262 km da capital mineira. É a maior cachoeira encontrada na região tendo seus 70 metros de queda livre com um poço médio propício para banho e seus 2 metros e meio de profundidade máxima.

Porque o nome chapadão?

Veja a seguir as imagens e tire suas conclusões da exuberante paisagem. Mas antes disso, vamos informar para você como chegar até ela!

Antes da ponte de Santo Hilário para quem estiver vindo do distrito, vire a direita tomando uma estrada de terra e cascalho em ótimas condições. Você irá percorrer cerca de 5km até a placa: Cachoeira Andorinhas/Chapadão a beira da estrada. Siga em linha reta na estrada por aproximadamente 150 metros e a sua direita você verá a placa indicativa para o início da caminhada na lateral de uma casa. Após 200 metros, em direção noroeste e você passará por um campo aberto nos primeiros 250 metros e verá uma placa indicando a virar a esquerda para subir o pasto até quase o final, para tomar a trilha para cachoeira do chapadão. Logo à frente, você verá uma entrada de trilha demarcada a sua direita, tome-a e siga sempre em frente. Você passará por uma cachoeira com pouca queda de água, com aproximadamente 18 metros e um poço pequeno, mas continuará a trilha demarcada a diante. Com mais ou menos 20 minutos de caminhada você avistará o primeiro mirante da cachoeira do chapadão, veja a foto abaixo:

WhatsApp Image 2019-01-31 at 13.53.41Foto: Samantha Andrade

Continue pela trilha demarcada e verá um grande campo aberto com uma paisagem de tirar o fôlego com a cachoeira de fundo com característica de “chapada”.

WhatsApp Image 2019-01-31 at 13.53.44
Foto: Samantha Andrade

Sobre a trilha

O acesso da trilha é super tranquilo, partindo do ponto inicial você percorre cerca de 3,5km até a cachoeira, e o caminho atualmente está bem demarcado (atualização 2019). O tempo médio de caminhada pode variar de acordo com o seu ritmo, podendo ser de 1h15 à 2h de caminhada.

Nível de dificuldade

O nível de dificuldade é fácil para moderado, pois contém muitos trechos de aclive (subida) na ida, tornando um pouco mais cansativa a caminhada, mas não há nada melhor do que você estar preparado, bem alimentado para esta atividade! Cuidado com o peso da mochila que irá levar para não tornar a caminhada mais difícil, e vá com calçados apropriados.

Acesso

Cerca de 100 metros antes da cachoeira, você deve ter a atenção redobrada pois trata-se de uma descida “quase um barranco” e você não tem nenhum apoio para segurar. Recomendá-se descer devagar e sentado para evitar qualquer tipo de acidente.

A recompensa

A Cachoeira do Chapadão em Santo Hilário, possui cerca de 70 metros de altura e veja abaixo na imagem como é a queda.

WhatsApp Image 2019-01-31 at 13.53.42 (1)Foto: Samantha Andrade

Assista o vídeo mostrando o percurso

Vídeo de: Vinícius Xavier e Massimiliano Roveda

Nosso pedido

Ajude-nos a compartilhar este conteúdo com todos seus amigos para que possam estar conhecendo previamente este lugar! Divulgue em suas redes sociais, basta copiar o endereço desta matéria e publicar em suas redes!

Entre em contato conosco

Em caso de dúvidas de como chegar, entre em contato conosco através dos canais abaixo que teremos o prazer de orientá-lo(a)!

Keepsporting: Clique aqui
Facebook: Clique aqui
Instagram: Clique aqui
WhatsApp: (31) 99255-1703

Espero que tenham gostado deste conteúdo, siga este blog no início do site e aproveite para acessar outras matérias de Santo Hilário nos links abaixo:

Até logo! 😉

#cachoeira #cachoeiradochapadao #chapadaosh #santohilario #santohilariomg #trilhasmg #fotosdecachoeira #trekking #pimentamg #sh

2 comentários em “Cachoeira do Chapadão – Santo Hilário – MG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s