Cachoeira das Andorinhas – Santo Hilário – MG

INTRODUÇÃO

A cachoeira das Andorinhas também conhecida como Cachoeira da Quaresma fica situada a 5 km do Distrito de Santo Hilário que pertence a cidade de Pimenta-MG.

Esta Cachoeira recebeu o nome de Andorinhas devido a quantidade de Andorinhas sobrevoando a região e Quaresma devido a presença de quaresmeiras no local. No caminho ela possui pequenas quedas com meio metro de altura no curso da água, também possui duas quedas d’água maiores, a primeira com trinta metros de altura, já a segunda queda possui setenta metros de uma caminhada de 2 horas e meia com nível de dificuldade elevado devido ao acesso íngreme que não é demarcado.

Acesso a Cachoeira: Gratuito.
Nível de dificuldade: Muito fácil
Dica: Levar água para hidratação e lanche.
Importante: Não deixar nenhum resíduo/lixo no caminho. Recolher o lixo que encontrar. Pessoas a partir de 6 anos de idade pode realizar esta curta caminhada.

COMO COMEÇOU?

Como tudo isto começou? A Cachoeira da Quaresma foi a primeira Cachoeira a ser visitada no Distrito de Santo Hilário por Vinícius Xavier, Fundador e Administrador do Grupo Aventurando em Minas Gerais. O mesmo não conhecia a cachoeira. Com um pouco de dificuldades de achar o ponto inicial da trilha, Vinícius Xavier andou por diversos pontos no caminho onde via um pequeno curso de água na esperança de ser a trilha correta. Após algumas horas na tentativa e erro, estava na trilha certa, onde realizou esta linda caminhada super curta até este grande paraíso! 

Vinícius Xavier sempre agradece o Distrito de Santo Hilário pela receptividade que teve em recebê-lo.

12806068_1008816202539815_7451166641764027313_n
Cachoeira da Quaresma / Andorinhas

COMO CHEGAR?

Partindo do distrito de Santo Hilário, antes de chegar na ponte há uma entrada a direita de cascalho. Siga por 5 km pela estrada até a chegada do ponto inicial da trilha.

12208419_950933304994772_1245209801538188616_n
Esta é a entrada a direita da ponte por estrada de cascalho e terra. É só segui-la por 5 km.

12809611_1008816459206456_7989402511716147653_n

MIRANTE NO CAMINHO DA ESTRADA DE TERRA

No meio da estrada de cascalho há um mirante (uma curva com acostamento maior do estradão) onde você para seu veículo ou a pé para tirar belas fotografias avistando a ponte de Santo Hilário e o Lago de Furnas.

Continuando no percurso dos 5 km do distrito, você verá logo a esquerda uma placa indicativa informando: “Cachoeira Lajeado”. (Mas não é esta cachoeira, em outro post iremos fazer uma matéria deste local). Continuando pela estrada de terra, cerca de 150 metros da entrada do lajeado você verá uma pequena ponte (coberta pela estrada de terra) e o curso de uma água passando. É neste curso da água que seguiremos para Cachoeira da Quaresma, mas em uma trilha.

Pare o veículo ao lado de uma mangueira, ao lado direito da estrada você verá uma casa laranjada logo acima, a trilha começa abaixo desta casa na lateral.

ponte
Imagem da ponte, assim que ver esta ponte fique atento que a entrada estará logo a sua direita.

INICIO DA CAMINHADA PARA CACHOEIRA

Você passará por uma cerca que é fácil de se abrir que tem como objetivo para os gados da propriedade particular não saírem do terreno. Ao passar por lá sempre feche a cerca. A trilha é por cerca de 15 minutos andando em um ritmo bem rápido e de 25 a 30 minutos em um ritmo comum para apreciar a paisagem e tirar belas fotografias.

cerca

Ao passar a cerca você verá um caminho um pouco demarcado para iniciar a trilha.
Obs..: Nem todo o percurso está 100% de marcado pois o mato cresce ao passar do tempo mas não é difícil de chegar. Sempre mantenha a esquerda do curso do rio.

Você passará por mata fechada com pequenos trechos onde o terreno fica bastante úmido em períodos de chuva, cuidado para não afundar o seu pé na lama e causar algum acidente ou tombo.

mata

Você irá percorrer caminhos retos e pequenas subidas (nada difícil) são pequenas inclinações e o curso da água ficará sempre a sua direita.

Importante: Tenha sempre cuidado quando for passar pelos trechos próximos aos barracos, pois se torna bastante estreito e um pequeno descuido pode causar um grande transtorno.

cacaqq

UM PEQUENO POÇO E QUEDA NO CAMINHO

No meio do caminho antes de começar a subida super leve e estreita beirando o barranco, você verá a sua esquerda esta pequena queda d’água e a sua direita um poço com uma queda de meio metro de altura. Continue sempre seguindo em frente até a chegada na Cachoeira.

CACHOEIRA DAS ANDORINHAS/QUARESMA

10457569_972528876168548_4221526393352701038_n

Você irá se deparar com esta linda Cachoeira das Andorinhas, também conhecida como Cachoeira da Quaresma. Uma queda de trinta metros de altura com um poço relativamente raso, em épocas de chuva a parte mais funda (no meio) chega aproximadamente 2,30 metros. Em épocas comuns normalmente a 1,90 metros de profundidade.

Algumas informações sobre a cachoeira:

– A temperatura da água é muito fria, recomenda-se ficar um pouco próximo para se acostumar com a temperatura ambiente antes de entrar na água.

– O local venta muito devido a forte queda d’água, portanto a impressão que passa é estar frio e faz-se motivo da água ser mais fria.

– No local não costuma bater muito sol devido a ser uma formação mais fechada aos arredores. 

andoirinhas

volta

Nos sentimos renovados ao visitar a Cachoeira das Andorinhas também conhecida como Cachoeira da Quaresma no Distrito de Santo Hilário. No caminho da volta um dia ensolarado e bonito, caminhando pelas estradas de Santo Hilário.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Em caso de dúvidas de como chegar, entre em contato conosco através dos canais abaixo que teremos o prazer de orientá-lo(a)!

Keepsporting: Clique aqui
Facebook: Clique aqui
Instagram: Clique aqui
WhatsApp: (31) 99255-1703

Espero que tenham gostado deste conteúdo, siga este blog no início do site e aproveite para acessar outras matérias de Santo Hilário nos links abaixo:

2 comentários em “Cachoeira das Andorinhas – Santo Hilário – MG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s