Gruta da Lapinha – Lagoa Santa – MG

Introdução

Olá amigos(a) aventureiros(a),

Visitamos a Gruta da Lapinha localizada na cidade de Lagoa Santa-MG. Eleita como uma das sete maravilhas da Estrada Real, a gruta possui 511 metros de extensão, um sistema de iluminação artificial e um conjunto de cortinas denominado candelabros. Dentre os diversos salões que compõem a gruta, oito são visitados e recebem os nomes relacionados às características dos espeleotemas que se formam em diferentes partes da gruta. Espeleotema: formações rochosas que ocorrem tipicamente no interior de cavernas como resultado da sedimentação e cristalização de minerais dissolvidos na água.

– Estacionamento: Gratuito
– Tempo de Percurso: 30 a 40 minutos
– Horário de Funcionamento: 3ª a dom. das 9h às 17h.
– Distância de Belo Horizonte: 53 km
– Valor de entrada: R$ 25,00 inteira. Meia estudante, crianças de 06 a 12 anos e idosos.

– Endereço: Clique aqui para abrir o mapa.

Telefones: (31) 3689-8592 | (31) 3689-8585 | (31) 3689-8575

Como chegar?

Existem duas maneiras diferentes de se chegar ao Parque Estadual do Sumidouro, pela Lapinha (Lagoa Santa) ou pela Quinta do Sumidouro (Pedro Leopoldo). No caso do transporte público, é importante escolher as linhas de ônibus corretamente para chegar pela entrada certa. Saindo de Belo Horizonte de carro, seguir pela MG 10 sentido Lagoa Santa, caminho para Serra do Cipó. No bairro Campinho, em Lagoa Santa, entrar à esquerda sentido Lapinha, após o Km 44, e seguir as placas indicativas das duas entradas do Parque. Deste ponto são 6 km até a recepção do Museu Peter Lund/Gruta da Lapinha. Caso siga por aproximadamente 10 km, chega-se até a recepção Casa Fernão Dias. Para chegar por transporte público, são poucas as linhas de ônibus que ligam a Quinta do Sumidouro e a Lapinha, portanto, fique sempre atento para evitar imprevistos.

Fotos da gruta da lapinha

G1 

G4

Orientações do local

Antes de iniciar a visita, na porta da Gruta o(a) Guia conta um pouco da história do local e passa todas as orientações necessárias da visitação. Recomenda-se não tocar nas rochas pois há algumas espécies de aranhas na gruta, e também há alguns morcegos que somente aparecem mais a noite.

G9

G10

Parte externa da gruta da lapinha

Há mesas para sentar e realizar um lanche com lanchonete na própria instalação do Parque Sumidouro onde o pagamento pode ser feito a dinheiro quanto a cartão de débito/crédito. Visitamos também um museu logo na entrada que contém obras de arte e histórias de Lagoa Santa, com mais informações da Gruta.

Quem tiver a oportunidade há uma sala com telão e projetor onde passa um filme sobre a história de Lagoa Santa com duração aproximada de 1 hora e 15 minutos, muito interessante, mas como não tínhamos todo tempo disponível, assistimos os primeiros 15 minutos.

G11

Rodamos bastante dentro da cidade de Lagoa Santa e tivemos dificuldade de encontrar um restaurante, mas encontramos e ele se localiza na Avenida principal que dá acesso a toda a cidade, um pouco depois do bairro Aeronaltas sentido centro de Lagoa Santa, ao lado esquerdo, o restaurante chama-se: “Restaurante Self Service Fogão a Lenha” onde é servido variedades com baixo custo. Você come a vontade quantas vezes quiser repetir ou então pesa no kg.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Em caso de dúvidas de como chegar, entre em contato conosco através dos canais abaixo que teremos o prazer de orientá-lo(a)!

Keepsporting: Clique aqui
Facebook: Clique aqui
Instagram: Clique aqui
WhatsApp: (31) 99255-1703

#grutadalapinha #lagoasanta #lagoasantamg #grutaemlagoasanta #parquedosumidouro #grutalapinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s