Serra do Curral – Belo Horizonte – MG

INTRODUÇÃO

Esta é uma trilha super tranquila onde muitas pessoas dizem não ter tempo ou recurso para fazer. Situada em Belo Horizonte no Bairro Mangabeiras, fácil de chegar e linhas de ônibus até o local.

COMO CHEGAR?

Para quem está de carro suba pela avenida Afonso Pena sentido praça da Bandeira onde você a contornará e continuará a subir, há muitas placas indicativas. Após passar pela lateral da praça do papa, vire a direita e em seguida a esquerda onde você sairá na entrada do Parque Serra do Curral.
Linhas de ônibus: Na Avenida Afonso Pena, sentido Parque Municipal, até o número 776 aproximadamente (1 quarteirão) – após o Hotel Wimbledon, embarcar no ônibus 4103 e desembarcar na Avenida José Patrocínio Pontes, número 580 – final da viagem. Desembarque se dará praticamente na portaria Sul do Parque das Mangabeiras.

INÍCIO DA CAMINHADA

c1

Passamos pelo Mirante 1 e seguimos a trilha até a placa indicativa como trilha alternativa para chegar ao Mirante 2 e 3 que ficam muito próximo um do outro.

Uma subida leve de início porém ingrime na metade com muito minério e cascalho preso e outros soltos, é necessário ter bastante cuidado ao andar em função do cascalho e alguns pontiagudos.

c6
Esta imagem é no Mirante 3. Após o Mirante 3 deve ser agendado com antecedência a visitação com guia local, observem que na foto uma grande vista da cidade de Belo Horizonte. Tiramos algumas fotos no Mirante 3, contém infraestrutura como sanitários masculino/feminino, abastecimento de água (bebedouro com água gelada). Em seguida descemos com bastante cuidado para não escorregar na trilha alternativa e por fim finalizamos o nosso passeio com uma caminhada no parque das mangabeiras seguida de um pique-nique.

Para quem gosta de ir até o Parque das Mangabeiras e ainda não conhece o Parque Serra do Curral, aproveite a oportunidade de realizar uma caminhada.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Em caso de dúvidas de como chegar, entre em contato conosco através dos canais abaixo que teremos o prazer de orientá-lo(a)!

Keepsporting: Clique aqui
Facebook: Clique aqui
Instagram: Clique aqui
WhatsApp: (31) 99255-1703

Espero que tenham gostado deste conteúdo, siga este blog no início do site e aproveite para acessar outras matérias de Santo Hilário nos links abaixo:

6 comentários em “Serra do Curral – Belo Horizonte – MG

  1. Olá, sou de Udia e estou indo pra BH semana que vem a trabalho. Terei a manha de sabado disponivel. Mas preciso estar no hotel (em Lourdes) até 12 (check-out). Estou indo sem carro. Gostaria de ir ou na Serra do curral ou no mangabeiras. Ou em ambos. Você sabe me dizer quanto tempo é a ida e volta até o Mirante 3? E consegue me resumir algumas diferenças entre esse mirante e aquele famoso mirante do Mangabeiras?

    Curtir

    1. Olá Henrique, tudo bem?

      Primeiramente agradecemos seu comentário e por seguir nosso BLOG!
      O Parque das Mangabeiras fica localizado na Serra do Curral, ambos são quase o mesmo lugar sendo, o Parque contém uma portaria e uma reserva ecológica, já a Serra do Curral com sua portaria a menos de 1,5km da portaria do P. Mangabeiras. Na Serra do Curral até o mirante 3 onde é permitida a caminhada sem guia, contém dois caminhos, um mais curto onde você passa pelo mirante 1 e logo em seguida toma um atalho com subida íngreme para o mirante 2 e em poucos metros estará o mirante 3. Neste atalho você consegue ir até o mirante 3 em cerca de 20 minutos. Já no outro caminho cerca de 35 minutos.

      Muitas pessoas confundem os mirantes da Serra do Curral com o Mirante do Mangabeiras (Cartão postal), há um mirante no Mangabeiras localizado ha algumas ruas paralelas da Praça do Papa, mas acredito que hoje deve ter horário para visitação. Mas, você conseguirá ter uma visão panorâmica de BH do Mirante 3 da Serra do Curral.

      Como o seu tempo está curto no sábado, sugiro tentar um meio de transporte mais rápido até lá para você ganhar tempo para que dê para fazer o check-out as 12h.

      Qualquer dúvida entre em contato via email: aventurandomg@gmail.com que teremos o prazer em ajudar ou então através do grupo: http://www.facebook.com/groups/aventurandomg

      Curtir

      1. Obrigado pela resposta. Sabe me dizer se tem alguma diferença substancial entre a vista do Mirante Mangabeiras e o Mirante 3 da Serra? E para subir no do Mangabeiras, o tanto que temos que caminhar é similar ao do Mirante 3?

        Curtir

      2. Olá Henrique!
        A vista do mirante do Mangabeiras você pegará somente uma parte de BH, já a vita do Mirante 3 da Serra do Curral você terá uma vista mais panorâmica e ampla, ao meu ponto de vista, 5 vezes melhor do que a vista do mirante do mangabeiras.

        Para subir ao Mirante do Mangabeiras é através de rua asfaltada, partindo da praça do papa você andará menos de 10 minutos. Há placas indicativas na praça do papa.

        Envie uma mensagem no facebook para: http://www.facebook.com/aventurandomg clique em enviar uma mensagem lhe enviarei fotos de lá!

        Abs!

        Curtir

      3. Olá! Voltei…
        Fui a BH e consegui andar bastante no parque Mangabeiras. Estava dando uns chuviscos, aí não arrisquei o Serra do Curral. Como o parque é grande, também não deu tempo de ir no Mirante Mangabeiras. (Só no Mirante da Mata). Mas já valeu a pena.. gostei muito.. na próxima visito o restante.
        Me restou uma última dúvida. Lá no Mangabeiras, tem as trilhas / caminhos de pedra na mata, certo?
        Mas quando eu estava andando, na parte em que a mata não é tão fechada, avistei algumas trilhas de terra dentro da mata… bem visíveis e acessíveis. E acabei entrando e andando um pouco nelas ( eu gosto de andar na mata, e me sinto seguro… pois tenho uma visão extremamente detalhista).

        Porém, só quando fui embora que vi que no regulamento do parque, diz para não entrar na mata. Então fiquei um pouco sem entender se o que fiz foi certo. Obviamente, nas partes de mata muito fechada, eu entendo que de fato é proibido entrar.
        Mas as normas deram a entender que é em nenhuma parte.
        E fiquei então sem saber por que tem essas trilhas internas… eram bem ajeitadas, bem demarcadas e se iniciavam próximo ao caminho de pedra…nos levando para dentro da mata. Estavam praticamente “convidando” a gente a entrar nelas hehe.

        Curtir

      4. Olá Henrique, tudo bem?
        Que bom que você veio para BH e foi andar um pouco no Parque das Mangabeiras! 🙂
        Fico muito satisfeito em saber que as orientações passadas foram assertivas. O Parque das Mangabeiras é um lugar legal para andar e passar o dia, o circuito se faz completo se não me engano com 2 horas, andando tranquilamente e apreciando tudo ao seu redor.

        Sobre as trilhas fora dos caminhos, mesmo demarcadas, são áreas onde normalmente os funcionários do parque tem acesso, são caminhos onde a fauna são bastante presentes! Há muitos animais no Parque, alguns ficam habitados em locais mais soltos e supostamente por estes caminhos de trilhas que estão fora do percurso. Realmente não é permitido entrar na mata até mesmo em função de preservação ambiental. Mas lá não há trilhas internas, é somente o circuito do parque mesmo!

        Me passe o seu contato, seja Facebook, ou Whatsapp para mantermos contato para quando você vier da próxima vez, reunirmos a turma do Aventurando em Minas Gerais também! Grande abraço!

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s