Camping para iniciantes

Por: Vinícius Xavier

Finais de semana chegam e seus amigos convidam você para acampar próximo a uma cachoeira ou mesmo distante mas você não tem ideia dos preparativos. Não tem muito mistério, não se preocupe, com organização, planejamento você consegue fazer um acampamento de primeira!

c1 c2

Veja algumas dicas essenciais:
Obtenha o máximo de informações sobre o destino, o local, condições climáticas, se você irá de carro, moto, carona, se terá que carregar equipamentos e muitas coisas até o local do camping, quantos dias você ficará no local, se levará a sua comida ou se comprará em algum lugar próximo, se tem animais, insetos, e etc. Você pode pesquisar tudo isso na internet.

Barraca:
Item essencial do ato de acampar. É, inclusive, o que o caracteriza. De acordo com o local onde você vai acampar você escolherá o tipo de barraca mais adequada. Por exemplo, se você vai de carro até o local do acampamento não precisará se preocupar com o peso, pode escolher uma maior, com mais conforto. Entretanto, se for carregá-la nas costas, melhor será uma barraca pequena, com armações em fibra de alumínio, material muito mais leves.
Nota muito importante:  Jamais acampe muito perto de uma cachoeira mesmo em temporada de montanhismo, mudanças climáticas podem acontecer em pouco tempo e se vier uma tromba d’água com você dentro da barraca, não haverá mais tempo, afirma “Gustavo Athayde”.

Iluminação:
Dentro de uma barraca não é como em nossa casa, não possui luz elétrica, logo, não se esqueça de levar uma lanterna, ainda que tenha luz na sua área de camping. É um item fundamental para quem vai dormir em barracas.

Para dormir :
Isolante térmico e saco de dormir são itens essenciais para uma boa noite de descanso. Se o local for frio, precisará de um saco mais técnico e que suporte baixas temperaturas. Se for acampar na praia, por exemplo, um saco de verão resolverá o seu problema.

Alimentação :
Se você for fazer seu próprio alimento, precisará de um fogareiro e de panelas, além da comida, é claro. Procure alimentos que cozinhem mais rápido ou pré-cozidos. Isso vai facilitar muito a sua vida. Se o local for frio, não se esqueça de levar algo quente para beber, como um chá ou achocolatado. Uma água quente resolverá o seu problema. Leve lanches fáceis e que não precisam de refrigeração para comer ao longo do dia, como barra de cereais, biscoitos, chocolate, castanhas, frutas secas… Leve lanches reforçados e faça apenas uma refeição no final do dia, assim você aproveitará melhor o passeio. Um bom café da manhã é fundamental para enfrentar bem um dia com muitas atividades.

Água:
Confira se no local aonde você vai acampar tem água. Se for uma área de acampamento com infraestrutura (banheiro, pia, etc…) muito melhor. Você precisa se preocupar apenas com a água que vai beber. Sempre é bom levar purificador de água tipo clorin, facilmente encontrado em farmácias. Se for um camping selvagem, se informe se há rio por perto ou se você vai precisar levar algo para armazenar água, para o banho e para lavar utensílios, por exemplo. E use sabão biodegradável, como o neutro ou o de coco, para lavar seus utensílios. O meio ambiente não precisa sofrer com sua presença.

Banheiro:
Se estiver acampando no mato, sem infraestrutura, recomendamos levar uma pá pequena para facilitar sua vida e manter sua postura consciente e ecológica. Ela será usada para você fazer um buraco no chão, fazer suas necessidades, colocar o seu papel higiênico sujo e depois tampar. Além de não deixar cheiro, não corre o risco de alguém pisar e agiliza a decomposição.

Para vestir:
Leve roupas adequadas ao local para onde você está indo. Se frio leve casacos… Se calor, roupas frescas. Independentemente do local, leve sempre um anorak para a chuva. É um item fundamental, especialmente no Brasil, é muito fácil chover no verão.

Mochila:
Item fundamental para levar todos os seus equipamentos, principalmente se você tiver que carregá-los. Cada situação sugere um tipo diferente de mochila: se vai de carro até o local do camping, o mais importante é uma mochila pequena para os passeios. Se vai caminhar com tudo nas costas, uma boa cargueira te dará tranquilidade e conforto para caminhar.

Acessórios complementares:
Alguns itens podem lhe ajudar a garantir o seu conforto, independente do local aonde se acampa: repelente, protetor solar, cantil, lanterna e um canivete (tipo suíço, com várias utilidades).

c3

Sobretudo, lembre-se que acampar não é uma aventura. Pode ser uma opção e estilo de vida. Com os acessórios adequados é possível ter conforto e segurança suficientes para que seu passeio se torne inesquecível. Não pelos perrengues que você passou, mas sim pelo prazer e contato próximo à natureza proporcionado pelo ato de acampar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s