NOSSO INSTAGRAM
Siga o Instagram @aventurandomg, participe e acompanhe vários lugares que visitamos! Te espero lá! 🙂
Por: Andreia Sun
Se você termina uma trilha com bolhas nos pés veja o que está fazendo errado (ou deixando de fazer) e encare o próximo percurso sem medo.
1) Prepare seus pés!
Não exponha seus pés a riscos ou grandes esforços nos dias que antecedam o percurso. Procure hidratá-los com cremes apropriados e esfoliantes. Mulheres: não tirem cutícula funda, pois a fricção do calçado durante a caminhada pode colaborar para o surgimento de feridas próximas à unha.
2) Assepsia – meu pé meu querido pé!
Tão importante quanto a higiene corporal, a assepsia dos pés é fundamental para evitar o surgimento de fungos e micoses que prejudicam a “respiração” dos pés e, associados ao surgimento de bolhas, prejudicam ainda mais a saúde e o conforto dos pés. Antes de colocar o calçado, lave e seque bem os pés e os dedos e utilize um desodorante apropriado.
3) Que desodorante usar?
Prefira os desodorantes na versão spray. Aqueles que são vendidos em pó viram uma espécie de, digamos, “barro” no seu pé, provocam a umidade e causam instabilidade, já que seu pé vai ficar escorregando dentro do calçado.
4) Meias
Meias de algodão definitivamente não são as mais indicadas para percorrer longas trilhas. A transpiração dos pés encharcam as meias e a umidade em constante contato com a pele vai fazer com que ela se desloque e solte, causando as bolhas. Prefira meias sintéticas ou de lã.
5) Calçar o que?
Nem sempre aquele tênis confortável que você usa na academia é o mais adequado para a prática de trekking. Principalmente quando o percurso é longo e irregular, as botas oferecem mais conforto e estabilidade para os tornozelos. Além disso, a maioria das botas para a prática de trekking possuem a característica de serem impermeáveis, o que evita que seus pés fiquem úmidos e possam respirar.
6) E o tamanho?
O tamanho da bota também contribui para o aparecimento de bolhas. Escolha uma bota que não fique nem apertada nem larga. E se você nunca teve uma bota trekking, não faça sua primeira compra pela internet. Vá a uma loja, experimente o calçado e percorra todos dos cantos do estabelecimento. Seus dedos não podem ficar comprimidos nem “dançando” dentro do calçado. Lembre-se também que seus pés vão inchar durante a andança.
7) Independente do calçado, vai dar bolha!
Se você conhece seus pés e sabe que de qualquer maneira vai aparecer uma bolha naquele dedo, providencie uma proteção. Cubra a região com band-aind e faça um leve revestimento com esparadrapo.
8) Mas serão dias de caminhada…
Seus pés precisam respirar. Se sua caminhada for longa, aproveite cada parada de descanso para retirar o calçado e deixar os pés tomarem um ar. Se possível, refaça a assepsia e a proteção com band-aid e esparadrapo e troque as meias diariamente.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através dos canais abaixo que teremos o prazer de orientá-lo(a)!
Facebook: Clique aqui
Instagram: Clique aqui
WhatsApp: (31) 99255-1703
Olá! Nós agradecemos seu contato e realmente é importante se atentar a estes cuidados!
Muito obrigado e esperamos você em uma de nossas aventuras, será um grande prazer! 😉
CurtirCurtir