Pico do Itatiaiuçu (Pedra Grande) – Igarapé-MG

Introdução

Em um dia anterior da trilha decidimos programar ir até a Pedra Grande em Igarapé-MG. Saímos as 06:00 da manhã da cidade de Betim onde foi o ponto de encontro e seguimos para cidade de Igarapé. A cidade de igarapé no século XVII, o atual estado de Minas Gerais era habitada por índios do tronco linguístico macro-jê. A partir desse século, essas tribos foram quase exterminadas pela ação dos bandeirantes procedentes de São Paulo, que chegaram a região em busca de escravos e de pedras preciosas. Futuramente Igarapé ficou pertencendo ao município de Mateus Leme até 1963, época em que foi instalado o município de Igarapé.

Localização

Localizado na região sudeste da zona metalúrgica, nas proximidades do paralelo 20º e 43º oeste, tem como ponto mais alto o Pico do Itatiaiuçu mais conhecido como Pedra Grande, a 1.434 metros de altitude e como ponto mais baixo a Foz Córrego Gavião a 819 metros de altitude.

ASSISTA O VÍDEO

Distâncias aproximadas aos principais centros em quilômetros

O município limita-se com:
Ao sul – São Joaquim de Bicas, Brumadinho e Itatiaiuçu.
Ao norte – Juatuba e Betim.
A oeste – Mateus Leme.
A leste – São Joaquim de Bicas.

Clima e Vegetação:
 Seu clima é o tropical de altitude. Possui uma vegetação predominante de cerrado e relevo montanhoso.
A Pedra Grande está situada na Serra de Itatiaia, no limite dos municípios de Igarapé, Mateus Leme e Itatiaiuçu. Localiza-se a 8km do centro de Igarapé. Do alto tem-se uma vista privilegiada da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

início da caminhada

Andamos de carro cerca de 4 km de estrada de chão em ótimas condições até a chegada da entrada da trilha. Observem que logo na entrada da estrada, é possível visualizar a Pedra Grande. Começamos a trilha em mata fechada numa subida com algumas curvas para esquerda no sentido leste do nascer do sol.

A trilha conta com a paisagem nas fotos acima, com grau de dificuldade médio pois trata-se de uma subida um pouco ingrime com muitas pedras, terreno irregular, passando por alguns obstáculos mas nada que tenha tanta dificuldade.
 

Na metade do caminho

Após a primeira parte da trilha chegamos em campo aberto, conforme mostrado nas imagens acima, porém a 2ª parte ingrime da trilha nos esperava logo adiante, para subir até a parte superior da Pedra Grande.

A fenda

Sim, você poderá subir e passar por dentro dela, é o único caminho que leva ao topo da Pedra Grande, porém muito cuidado tanto ao subir quando descer.

Topo  de pedra grande

Enfim chegamos ao topo de pedra grande!
IMG_0789
Observamos a paisagem lá de cima cerca de 40 minutos, tentávamos avistar algumas Serras em 360º mas o céu estava coberto de nuvens em grande parte impossibilitando a visualização da Serra do Elefante em Mateus Leme, A Serra do Rola Moça, Serra do Curral, Serra da Piedade e dentre outras, onde é possível se localizar mesmo de longe. O interessante é que no topo da pedra (parte mais alta) não ventava tanto quanto ao meio da trilha em campo aberto. Ao descer nos deparamos com uma possível caverna mas o seu acesso era pelo outro lado e deixamos para uma próxima oportunidade explorar o local. Haviam plantas de diversos tipos na vegetação, muitos besouros voando. Foi uma ótima caminhada!

Agradecemos a natureza por terem nos recebido super bem em seu ambiente proporcionando um passeio muito agradável.

Observação final

O local é bastante visitado, portanto não deixe nenhum resíduo na trilha e se encontrar, por favor, recolha para mantermos o meio ambiente natural preservado.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Em caso de dúvidas de como chegar, entre em contato conosco através dos canais abaixo que teremos o prazer de orientá-lo(a)!

Keepsporting: Clique aqui
Facebook: Clique aqui
Instagram: Clique aqui
WhatsApp: (31) 99255-1703

#pedragrandeigarapé #pedragrande #picodoitatiaiuçu #topodepedragrande #cavernapedragrande

Um comentário em “Pico do Itatiaiuçu (Pedra Grande) – Igarapé-MG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s