Cachoeira Santo Antônio – Raposos MG

Introdução

Olá, seja bem vindo ao nosso BLOG! Clique em assinar (gratuitamente) para receber notificação de novos lugares para você visitar! Fizemos esta aventura na Cachoeira Santo Antônio no Morro vermelho na cidade de Raposos/MG. Antes de tudo, vamos falar um pouco sobre a região. A Cachoeira Santo Antônio pertence a cidade de Raposos, no distrito de Morro Vermelho, bem na ponta do Parque Nacional Serra do Gandarela. É de fácil acesso principalmente para quem mora nas proximidades de Belo Horizonte.

Esta cachoeira está ameaçada por vários projetos de mineradoras que desejam explorar o local. Portanto, visite-a bem rápido! 🙂

Saímos de Belo Horizonte as : 7h45
Trilha: Nível de dificuldade fácil (para iniciantes).

Assista este vídeo de rapel na cachoeira Santo Antônio pelo Liga Rapel

Como chegar?

Você pode ir de carro ou moto, têm uma pequena caminhada cerca de 800 metros até a cachoeira ou se preferir pare o carro/moto em um restaurante e caminhe cerca de 10 km. Na estrada de terra/cascalho, não é recomendável carros rebaixados, pois há algumas ondulações na estrada durante o caminho. Um ponto de atenção é o respeito aos motocrosss’es que passam pelo local pois o fluxo é grande, é importante andar com faróis acesos e sempre utilizar a buzina nas curvas.

Percurso para o início da trilha

IMG_3967 No meio da estrada de terra, paramos para tirar uma foto para registrar o momento! Durante o percurso visualizamos muitas paisagens, árvores, plantas, linha férrea, pássaros…

029
Alguns trechos haviam pequenos poços com pedras, como vocês podem observar na imagem acima, a passagem foi super tranquila. Descemos do carro antes para verificar se havia algum impedimento que colocasse em risco as pessoas ou algum efeito que poderia danificar o veículo e não foi encontrado nada além de pedras e água.

Trilha para cachoeira

IMG_3997
Fizemos uma trilha de 1 km aproximadamente até a chegada da Cachoeira Santo Antônio. Ao lado direito da trilha, havia um morro super inclinado. Tínhamos que ter bastante atenção na trilha pois haviam muitos motocross’es e grande do solo é irregular.

Alimentação: – O que levamos?
Cada um levou seu lanche individual mas é claro que foi compartilhado com todos, principalmente as uvas que estavam doces que a (Vivi Ayres) levou. Levamos água, uvas, cenoura (que foi ralada na hora pela (Tuane Alvim), sanduíches, biscoitos, banana, maça, laranja, suco e etc. É recomendável levar alimentos leves, muitas frutas, castanhas do pará para dar energia, (nada de gorduras heim?! rsrs) e outros.

Parte de baixo da cachoeira

IMG_4019
Vejam como a natureza é tão perfeita! A tão esperada Cachoeira Santo Antônio, um grande poço e a violenta queda d’água. Dá para descer um pouco no leito do rio e curtir pequenas quedinhas intermediárias por ali. Há prática de rapel na Cachoeira!

IMG_4064
Fabrício Carlos subiu até o topo da cachoeira e registrou algumas fotos. Além dele a Vivi Ayres e sua amiga de Fortaleza. Vinícius Xavier e Tuane Alvim ficaram lá em baixo pois estavam super cansados das festividades do fim de ano. rsrs

Parte de cima da cachoeira

055 075

078
No caminho de volta presenciamos esta linda paisagem com animais na estrada.

Conclusão

Saímos cedo de Belo Horizonte, sem pressa de chegar, passando pela cidade de Sabará e fomos pelo caminho sentido Caeté, até a chegada do distrito Morro Vermelho. No caminho da estrada de terra, que levou cerca de 50 minutos na ida, ouvimos música da banda (Legião Urbana) com destaque a música do Faroeste Caboclo que cantamos com muita alegria e animação! Não sabíamos que a estrada de terra era tão longa mas não tivemos nenhum problema. Um ponto importante da estrada de terra é que não passa dois veículos de uma vez nos sentidos opostos, na volta nos deparamos com um veículo vindo a nossa frente e tivemos um pouco de dificuldade para encostar o carro o mais próximo possível do barranco para dar passagem ao outro veículo e ao nosso também. Ah, e não podemos esquecer, nas próximas trilhas levaremos um caderninho com uma caneta para anotar algumas pérolas que são ditas (e foram muitas) rsrsrs

Dicas para cachoeira Santo Antônio

– Na estrada de terra, não corra muito, vá devagar! Muitas motos percorrem o local em velocidade alta e há também o pessoal da bike!.
– Se for acima da queda da cachoeira, vá devagar e com muito cuidado pois é uma trilha um pouco perigosa.– Tome bastante água para ficar hidratado e leve alimentos leves.

Importantíssimo

– Preserve a natureza e não jogue lixo e não deixe nada no local próximo a natureza, educação, respeito e bom senso é essencial.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Em caso de dúvidas de como chegar, entre em contato conosco através dos canais abaixo que teremos o prazer de orientá-lo(a)!

Keepsporting: Clique aqui
Facebook: Clique aqui
Instagram: Clique aqui
WhatsApp: (31) 99255-1703

#cachoeirasantoantonio #cachoeiraraposos #cachoeiracaete #trilha #trilhaemmg #travel #trekking #hiking #cachoeira

2 comentários em “Cachoeira Santo Antônio – Raposos MG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s