Cachoeira Maria Rosa – Mato Verde – MG

Olá amigos(a) aventureiros e não aventureiros que ainda serão! rsrs

A aventura de 29/12/2014 foi na Cachoeira Maria Rosa localizada na cidade de Mato Verde-MG, próximo ao estado da Bahia. Antes de tudo vou falar um pouco da cidade onde conta com aproximadamente 13.685 habitantes, está localizada no Norte de Minas Gerais, a 550 metros de altitude, no polígono das secas (semi-árido mineiro), região da Serra Geral. Possui área total de 474.446 km², sendo que a área do perímetro urbano é de 78,5 km². De clima quente e seco, apresenta temperaturas médias entre 20 e 30 graus. O ponto mais alto do município é de 1544 metros e se chama Morro Preto.

Coordenadas: 15º25’56.20″S 42º47’44.67″O.

A Economia do município é essencialmente agrícola, apesar da pouca aptidão agro-climática, prevalece o minifúndio rural. Em Mato Verde a principal riqueza foi o algodão. Desde 1885 já existia beneficiamento de algodão em máquinas movidas a bois. A cidade foi classificada na década de 80 como um dos maiores produtores de algodão de Minas Gerais.

Assista ao vídeo gravado por nós!

Bom, vamos falar agora um pouco da cachoeira Maria Rosa sendo uma das principais atrações da região localizada a 12 km de estrada de chão, uma grande maravilha natural que foi e é visitada por dezenas de pessoas da região.

IMG_3725IMG_3744IMG_3682IMG_3710

Saímos da cidade de Espinosa por volta das 14hs seguindo para cidade de Mato Verde que são aproximadamente 65 km de asfalto. Na estrada vimos muitas paisagens, belos montes muito altos, até paramos em um momento para registrar algumas fotos! O clima estava muito quente como sempre.

IMG_3676 IMG_3677

Tivemos um pouco de dificuldade nível baixo para médio na estrada de terra onde passamos de carro, pois haviam muitas irregularidades, buracos, quedas de barranco, muitas pedras e muito cascalho! Mas foi super tranquilo, qualquer carro (exceto os rebaixados) conseguem tranquilamente fazer todo percurso sem danificar o veículo.

Para quem não sabe, o que é cascalho?
Cascalho é um sedimento de uma certa variação de tamanho, ou seja, é qualquer fragmento de rocha que tem ao menos dois milímetros na sua maior dimensão e não mais que 75 milímetros. Encontramos em diversas estradas de terra onde há formações de rochas e principalmente onde há cachoeiras.

IMG_3717 IMG_3726

Localização:
Distância do estado da Bahia até Mato Verde: 65 km.
Distância de Belo Horizonte até Mato Verde: 645 km.

Acesso:
Há uma placa na estrada de Mato Verde próximo a entrada da área urbana escrita: “Cachoeira Maria Rosa”.
São aproximadamente 12 km de estrada de chão com retas, descidas e subidas.

Preço:
Gratuito! Caso você queira estacionar dentro de uma pousada a 500 metros da Cachoeira, o valor para moto é R$ 3,00 e carro R$ 4.00. Em nosso passeio não houve necessidade de estacionar o carro dentro da pousada, deixamos do lado de fora como muitos outros carros.

Segurança:
O local é seguro, normalmente grande maioria dos visitantes são de outras cidades/estado, vimos bastante pessoas do Estado de São Paulo por lá!